Top 10 do Aerosmith nos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock

A Ultimate Classic Rock, um dos mais renomados portais de Rock n’ Roll do mundo, fez um top 10 da primeira década do Aerosmith. Com certeza é uma tarefa árdua escolher apenas dez entre mais de cinquenta canções gravadas pelos Bad Boys nos anos 70, mas a lista ficou bastante interessante e vale a pena dar uma conferida!

 

10. ‘You See Me Crying’
(Toys In The Attic, 1975)
Pra uma banda que ficou conhecida por suas canções gritantes e pesadas, o Aerosmith ocasionalmente gravava faixas mais calmas. ‘You See Me Crying’ é uma música nesse estilo, onde Steven Tyler revelou seu talento para baladas que lhe cairia bem nas próximas décadas. Tal música fez a banda utilizar um piano e uma orquestra no fundo e, devido a sua complexidade, é raramente tocada ao vivo. Essa faixa também é notável pelo fato de Brad Whitford tocar a guitarra solo, enquanto Perry ficou encarregado da base.

 

 

9. ‘Remember (Walking In The Sand)’
(Night In The Ruts, 1979)
Mesmo com um cover totalmente autêntico e diferente da versão original do grupo Shangri-La’s, o Aerosmith fez um resgate ao passado convidando a cantora Mary Weiss (integrante do grupo que compôs a letra) para fazer o backing vocal da canção. ‘Remember (Walking In The Sand)’, foi o single solitário do álbum ‘Night In The Ruts’ e veio num período turbulento para a banda. Enquanto gravavam o álbum, a gravadora dos Bad Boys colocou-os em turnê para pagar uma crescente dívida que tinham. Joe Perry deixou a banda durante tal turnê devido a uma discussão, e ‘Remember’ se tornou uma das músicas gravadas após a sua saída.

 

8. ‘Draw The Line’
(Draw The Line, 1977)
A banda estava numa fase boa durante a composição desta música, com os guitarristas Perry e Whitford ajudando um ao outro na criação de riffs e Joey Kramer detonando na bateria. Ao vivo, esse clássico fica ainda melhor com o grande solo feito por Joe e é claramente uma das mais empolgantes no repertório da banda.

 

7. ‘Mama Kin’
(Aerosmith, 1973)
‘Mama Kin’ tem sido há décadas uma das melhores canções do Aerosmith, e talvez a maior representante do período em que foi feita. Pra uma banda que é conhecida por ter o trabalho de dois ótimos e complexos guitarristas, essa faixa é uma das mais básicas em seu catálogo. Ao prestar atenção na voz do Tyler em 1973, dá para notar que ele ainda não tinha desenvolvido totalmente seu timbre grave. E, apesar dessa música não ser um dos maiores hits da banda, com certeza tem um lugar especial no coração dos integrantes, fato que pode ser notado pelo ‘Mama Kin Music Hall’ (clube aberto pelos Bad Boys em Boston) e pela tatuagem que Steven tem em seu braço com o nome da canção.

 


6. ‘Last Child’
(Rocks, 1976)
A genialidade de Perry e Whitford são exibidas em ‘Last Child’, uma das mais notáveis canções do álbum Rocks. A música começa com uma pegada lenta e depois se torna uma “porradaria” Blues. Perry toca as notas mais rápidas enquanto Whitford se encarrega das mais lentas. Durante os shows, essa música se torna um show a parte com o solo estendido feito por Brad Whitford.

 


5. ‘Same Old Song and Dance’
(Get Your Wings, 1974)
‘Same Old Song and Dance’ é uma canção importante na história do Aerosmith, pois foi o primeiro single lançado com Tyler e Perry na composição. A música foi construída em torno de um riff criado por Joe Perry, enquanto Tyler compôs a letra para completar o que estava faltando. A canção se tornou um clássico ao vivo e que muitas vezes conta com um solo de baixo feito por Tom Hamilton.

 


4. ‘Back In The Saddle’
(Rocks, 1977)
A dupla de compositores Tyler-Perry voltou ao topo com ‘Back In The Saddle’, uma canção que está, sem dúvidas, entre as melhores dos anos 70. Perry cedeu o lugar de guitarra solo à Whitford novamente e ao invés de guitarra, ele toca a famosa linha de baixo que tem nessa canção, enquanto Tom Hamilton se encarregou de outras partes no baixo. Pra completar a canção, como já era de se esperar, Steven Tyler fez um trabalho impecável com sua voz espetacular.

 


3. ‘Walk This Way’
(Toys In The Attic, 1975)
A primeira versão de um dos maiores clássicos do Aerosmith não poderia deixar de marcar presença nessa lista. Com seu riff inicial que é um dos mais conhecidos na história do Rock, ‘Walk This Way’ aparece até hoje em diversos filmes e programas de TV, mesmo quarenta anos após seu lançamento. Introduzida no Rock n’ Roll Hall of Fame como uma das 500 canções que moldaram o Rock n’ Roll, esse clássico é uma das composições da banda que transcende os limites do tempo.

 


2. ‘Dream On’
(Aerosmith, 1973)
Será que já fizeram alguma canção na história mais inspiradora do que ‘Dream On’? Embora tenha tecnicamente sido composta para seguir ‘Make It’ e ‘Mama Kin’, essa música foi a primeira da banda a conseguir grande reconhecimento. A ideia saiu da mente de Tyler, que compôs tal clássica combinação de acordes no piano de seu pai. Essa faixa é um dos pontos máximos de Steven, que alcança notas altíssimas e sempre detona durante as performances ao vivo.

 


1. ‘Sweet Emotion’
(Toys In The Attic, 1975)
As notas de abertura de ‘Sweet Emotion’ estão entre as mais reconhecidas do mundo. Ao adicionar um pouco da magia do talk box de Joe Perry às linhas de baixo de Tom Hamilton, conseguiu-se um verdadeiro clássico. Hamilton, que foi o principal compositor da harmonia dessa faixa, disse que se inspirou no álbum “Rough and Ready” do Jeff Beck Group, pois ele queria compor algo que demonstrasse a forma que se sentiu ao escutar tal LP. Já as palavras, ele diz que vieram tudo do Tyler: “Quando eu ouvi ‘Sweet Emotion’ pela primeira vez com a letra, apenas pensei ‘Caramba, isso é inacreditável!'”.
E acredite Tom, nós nos sentimos dessa mesma forma!

 

 

Mas e pra vocês, quais são as melhores da banda nos anos 70?

 

 

*Lista originalmente tirada de: http://ultimateclassicrock.com/aerosmith-songs-of-the-70s/

** A escolha das músicas não diz respeito à preferência dos editores da RYW.
***Tradução inspirada no post original.

 

Comentários

comentário(s)

Recommended Posts
Entre em contato conosco

Entre em contato conosco e responderemos o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt