Today in AeroHistory: Sweet Emotion, 40 anos de diferentes emoções

Mais um quarentão é comemorado no universo do Aerosmith, trata-se do hit Sweet Emotion, que segundo muitos especialista é a melhor música já lançada pelo Aerosmith. Adaptando um texto atribuído a Confúcio, perguntamos: “Qual seria a idade de SWEET EMOTION se você não soubesse quantos anos ele tem?”.
Fãs mais clássicos da banda diriam 30 a 45 anos, novos diriam 20 e especialistas, sem dúvidas, diriam que a música é atual ou atemporal!
Lançado em 19 de maio de 1975, como single, pela Columbia Records, faz parte do terceiro álbum da banda “Toys In The Attic” sendo escrita por Tom Hamilton e Steven Tyler chegando a 36ª posição na Billboard Hot 100.
A música começa com uma linha de baixo única, que nem mesmo o próprio Tom sabe a origem.

Se alemanha“Aquele período tende a se misturar. É bem possível, mas foi por ali naquela época, sentei e, você sabe, fiquei no meu estado mental favorito. O que normalmente acontece é, eu sento para praticar, e faço uma espécie de relaxamento para aquecer as juntas e os músculos. Minha mente começa a viajar, é quase como sonhar acordado, como no fluxo de um rio, algumas coisinhas começam a surgir do rio, e eu começo a tocar. Se é algo que eu realmente gosto, eu lembro. Então criei esse trechinho que é a introdução da música no baixo e continuei dali.”
Tom Hamilton

Muitos não sabem, mas quase a música sai um ano antes em “Get Your Wings”, que foi quando o Tom começou a trabalhar de fato na música.

“Era muito legal, com jazz, funk e rock. Sem aprender nenhuma parte, quis fazer algo que evocasse o sentimento que peguei dali. Peguei uma guitarra e fiz algumas partes que acompanhavam o baixo e mantive isso na minha cabeça”.
Tom Hamilton

SE ClipeO Aerosmith tinha cinco anos de fundação na época, não tinha ainda um orçamento consolidado fora os abusos contínuos de drogas, isso ocasionou o particionamento da composição da música, de modo que parte da banda ficava no estúdio em Nova York e outra em Boston. Consequentemente a melodia foi composta no vazio, passo a explicar: a melodia existia, mas nenhuma letra havia sido pensada, nem nome a música tinha. Ela ganhou sua versão como conhecemos quando a banda se reuniu novamente em Nova York para finalizá-la.
Outro ponto inovador da música é creditado a Joe Perry, Sweet Emotion é a primeira canção da banda a usar Talk Box, que nada mais é do que um artifício usado por guitarristas para alterar o som das guitarras, dando a impressão que algo é falado, a guitarra realmente começa a falar!

A única Talk Box que eu tinha ouvido foi uma do Stevie Wonder, mas muitas pessoas ouviram pela primeira vez quando eu usei em Sweet Emotion. Diga-se de passagem, eu aprendi como fazer ela sozinho, a única que fiz. Um amigo nosso era basicamente o baterista de estrada do Led Zeppelin, Jeff Beck e outros caras. E eu perguntei pra ele como aquilo funcionava então fiz sozinho e acabei usando em parte de Sweet Emotion e ainda uso hoje.
Joe Perry

Curiosidades:
– Em 1976 o single da música atinge 11° posição das paradas e alcança a marca de 6 milhões de cópias
– Foi escrita em “homenagem” à ex-mulher de Joe Perry: Elissa
– Ouvindo a música ao contrario conseguirá perceber o Steven dizer “Fuck You Frank” para Frank Connelly, hoje Jack Douglas alega que diz “Thank You Frank”.
– O Single tem como B-Side o clássico “Uncle Salty”
– Você pode encontrar a música com dois tempos diferentes: 4:34 (Álbum) e 3:09 (Single)
– Foi relançado em 1991 para promover a coletânea “Pandora’s Box”.
– No vídeo clipe, um jovem tem uma conversa sexual com uma mulher que ele acredita ser muito bonita e jovem, no final do vídeo constatamos que ela era na verdade uma gorda fumante e com alguns garotos, que cremos serem seus filhos.
– Uma vez tocando ao vivo sem as maracas, Tyler usou um pacote de açúcar para bater no microfone e simular o som das maracas.
– Há uma referência direta à música em Os Simpsons quando Bart pega uma caixa que tem a imagem de Steven e o nome Sweet Emotion

*Colaborou Gabi Zanella

Aerosmith em Sweet Emotion

Imagens:

Divulgação e Columbia Records

 

Comentários

comentário(s)

Marcos Brazão
Acadêmico de Direito; Guitarrista nas horas vagas; Amante de tecnologia, futebol, Direito e Aerosmith, lógico! Twitter/Instagram/Facebook: mabsf
Recommended Posts
Entre em contato conosco

Entre em contato conosco e responderemos o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt